Cookies são pequenos ficheiros de texto transferidos para o seu computador cada vez que visita um sítio.

AVISA-SE TODA COMUNIDADE QUE IREMOS PROCEDER À RENOVAÇÃO DOS NOSSOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO

Assim nesta página deixaremos de publicar noticias, passando apenas a publicar em WWW.AESAS.PT

A nossa página do FACEBOOK também já foi renovada!

Temos ainda instagram, youtube e twitter

Bom ano letivo para todos !!!

(publicado em setembro de 2018)

Caso não consiga ver a nova imagem

deverá no seu browser limpar a cache de dados
Veja como para
Google Chrome
Firefox
Edge/Internet Explorer

CFD de Ginástica da ESAS - Provas de selecção para novos alunos

CALENDÁRIO DE SELECÇÃO DE CANDIDATOS AO CFD DE GINÁSTICA DA ESAS E REQUISITOS MÍNIMOS DE ACESSO, DATAS E HORAS DAS PROVAS DE SELECÇÃO 

Para os alunos de todas as escolas que se queiram candidatar ao CFD de Ginástica da ESAS (e que ainda não façam parte do mesmo) são as seguintes: 

 

Para as classes de Ginástica de Iniciação, Ginástica de Trampolins e Ginástica Acrobática: 15 e 16 de Junho de 2010 das 18:00h às 20:30h

 

A classe de Ginástica de Formação é só para alunos da ESAS ou provenientes do CFD: Sem data dado que depende dos alunos da ESAS que se irão inscrever em ginástica no próximo ano lectivo. Se o número de inscrições corresponder ao número de vagas não se procederá a nenhuma prova de selecção.     

 

1. PROJECTO: 

 

O CFD de Ginástica da ESAS é um projecto de Desporto Escolar que tem como finalidade atrair à Escola Secundária Alberto Sampaio os alunos que gostem e tenham apetência para a prática da Ginástica. Para tal é necessário iniciar a prática desta modalidade em idades jovens de forma a que a adaptação do organismo a este intenso desporto, seja gradual e com o mínimo de agressão para o organismo que é o que não acontece quando se inicia numa idade mais avançada.

Dado que a ESAS tem limites de professores e materiais, não pode oferecer a todos os alunos que a nós se dirigem a prática desta modalidade e como tal faz provas de selecção onde pretende averiguar quais os alunos que melhor se adaptam à prática deste desporto. Esta atitude parte do pressuposto que a motivação para a continuidade da prática de um desporto assenta essencialmente na percepção de sucesso que se tem nesse mesmo desporto: “Quanto mais jeito se tem mais se gosta” e, logo, menos se abandona a prática desportiva. Como a evolução nesta modalidade é muito lenta o abandono de qualquer atleta é uma perda irreparável. Assim, pretende-se evitar ao máximo esta consequência e, para tal, é fundamental que a criança/jovem mostre com bastante clareza que gosta desta modalidade (por exemplo, em casa passa o tempo a tentar imitar elementos gímnicos e fala muitas vezes que gostaria de “andar na ginástica”). Quando as crianças se propõem realizar os testes de selecção os pais não devem ter dúvidas quanto à vontade da criança praticar esta modalidade dado que é sobre este princípio que as provas de selecção são realizadas.

        

 

2. REQUISITOS MÍNIMOS

Os alunos serão apurados, em função dos requisitos mínimos, através das provas de selecção, e serão chamados pela ordem de classificação nas respectivas provas consoante as vagas vão surgindo. De referir que este facto só se poderá dar até 31 de Outubro.

 

Requisitos mínimos para as classes de Iniciação: Ser aluno do 1º ao 4º ano de escolaridade. Dado que a ginástica é uma modalidade cuja evolução assenta principalmente em capacidades físicas (força, agilidade e flexibilidade) e em determinadas características psicológicas (coragem, determinação, alguma capacidade de suportar a dor) e comportamentais (essencialmente a disciplina), para esta classe, os testes de captação incidem sobre estes factores.

 

Requisitos mínimos para as classes de Trampolins: Ser aluno do 5º ao 7º ano de escolaridade. Dado que os alunos destas classes vão iniciar os seus momentos de competição, as habilidades gímnicas já são necessárias pelo que deverão dominar: Vários rolamentos à frente e à retaguarda, uma espargata, ponte, apoio invertido (com ajuda), pino de cabeça, roda.

 

Requisitos mínimos para a classe de Formação: Ser aluno da ESAS ou proveniente das classes de iniciação ou de trampolins do CFD da ESAS. Após diagnóstico inicial, e em função das inscrições, se determinará se haverá lugar ou não a uma selecção dentro da própria classe.

 

Requisitos mínimos para a classe de Acrobática: Ser aluno do 8º e 9º ano de escolaridade, ou aluno da ESAS. Dadas as exigências técnicas necessárias para a competição, os alunos terão de executar diferentes rolamentos à frente e à retaguarda, uma espargata, ponte, avião ou bandeira, pino de cabeça, apoio invertido seguido de rolamento, chamada e roda, rondada, aranha ou salto de mãos.

    3. INÍCIO DAS CLASSES

Após a constituição das classes será disponibilizada, a partir do 23 de Junho de 2010, na página da internet da escola (www.esas.pt), as novas classes do CFD e seu horário de funcionamento durante o período de férias e horários do próximo ano lectivo.

Também se fará uma pré-inscrição para o próximo ano lectivo, pelo que deverão trazer o Bilhete de identidade do atleta e do Encarregado de Educação, nestes primeiros treinos de férias.

  

A Coordenadora do Centro de Formação

 

Profª Fátima Matos

 

Braga 1 Junho de 2010

pdf PDF 13.99 Kb