Cookies são pequenos ficheiros de texto transferidos para o seu computador cada vez que visita um sítio.

AVISA-SE TODA COMUNIDADE QUE IREMOS PROCEDER À RENOVAÇÃO DOS NOSSOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO

Assim nesta página deixaremos de publicar noticias, passando apenas a publicar em WWW.AESAS.PT

A nossa página do FACEBOOK também já foi renovada!

Temos ainda instagram, youtube e twitter

Bom ano letivo para todos !!!

(publicado em setembro de 2018)

Caso não consiga ver a nova imagem

deverá no seu browser limpar a cache de dados
Veja como para
Google Chrome
Firefox
Edge/Internet Explorer

APESAS adere à Manifestação "Que se Lixe a Troika"

Associação de Pais da Escola Secundária de Alberto Sampaio adere à Manifestação "Que se Lixe a Troika"



A Comissão de Gestão da Associação de Pais da Escola Secundária de Alberto Sampaio decidiu apelar à participação da comunidade educativa na Manifestação “Que se lixe a troika”, que se realiza no próximo sábado, a partir das 15 horas, em Braga, na Avenida Central.


A incerteza quanto ao futuro em que a Escola Secundária de Alberto Sampaio vive, é uma demonstração de que o governo encara a escola pública como mais uma despesa a cortar e um fardo de que se livrará quando puder, não apostando neste setor estratégico. Não foram os alunos, nem as famílias, nem os professores, os responsáveis pela dívida que aumenta todos os dias e cujo abuso dos juros anuais supera o orçamento para a Educação.


A ESAS, com o seu projeto educativo amplamente sustentado e avaliado, é uma demonstração clara de que a escola pública em Portugal tem futuro, assim os poderes instituídos queiram dotar a escola dos meios necessários para o seu pleno desenvolvimento, nomeadamente através de um Contrato de Autonomia, que lhe permita concretizar a construção de planos curriculares próprios, aprofundando e diversificando a educação e formação dos jovens, indo de encontro às exigências dos nossos tempos, num ensejo sério e fundamentado de assumir voz ativa no desenvolvimento do sistema educativo português, com todos e para todos.


Não há salvação possível quando se atacam os serviços públicos, quando se faz disparar o desemprego, quando se empobrece a escola pública. Em vez de investir no que pode levantar o país, o Governo ataca a Educação. O ataque à escola pública faz-se sentir todos os dias: dezenas de milhares de professores ficaram sem trabalho, o número de alunos por turma aumentou, milhares de estudantes do ensino superior abandonam as universidades por não poderem pagar ou endividam-se cada vez mais e, cúmulo dos cúmulos, nos últimos dias focamos a saber que há alunos que faltam à escola para pedir esmola. Perante a ausência de apoios sociais dignos que garantam a igualdade de oportunidades, as escolas e as universidades elitizam-se. O governo e a troika querem criar uma educação para ricos e outra para pobres. 


Não aceitamos que um bem público seja posto à venda! Não aceitamos que a ESAS e o seu projeto educativo, ancorado na cidadania e no conhecimento, sejam desbaratados em nome de uma austeridade destruidora. 

No próximo dia 2 de Março tem lugar a manifestação “Que se Lixe a Troika – O povo é quem mais ordena”. Essa é a ocasião para que toda a comunidade educativa se manifeste em unidade com todos os sectores da sociedade atacados pela política do atual governo. Assim sendo, apelamos aos pais, alunos, pessoal não docente, professores e todos os que querem defender a escola pública em geral, e a ESAS em particular, para integrarem a Maré da Educação!


Pel'A Comissão de Gestão da Associação de Pais da Escola Secundária de Alberto Sampaio


António Carlos Coelho